terça-feira, 12 de março de 2013

Nutrientes


Água:
É o composto mais abundante, constitui cerca de 70% mas pode atingir nalgumas os 90% da composição das células.
 
A água desempenha um papel fundamental na célula, não apenas ao nível estrutural mas também porque regula as reações bioquímicas, regula a temperatura, intervém em reações de hidrólise, é um excelente solvente (transporta o "alimento" e os produtos de excreção da célula)  e atua no meio de difusão de muitas substâncias.
  

 Macromoléculas orgânicas:
As macromoléculas, como já dissemos são os prótidos, os lípidos, os glúcidos e os ácidos nucleicos. Estas moléculas grandes - POLÍMEROS- são formadas à conta de moléculas mais pequenas os -MONÓMEROS (aminoácido, monossacarídeos, ácidos gordos e glicerol, e os nucleótidos).
Os monómeros ligam-se uns aos outros originando cadeias para formar os polímeros, este processo chama-se POLIMERIZAÇÃO (reação de condensação). Um monómero liga-se a outro e liberta-se uma molécula e água.
Quando há a separação de um monómero de outro dá-se o processo inverso a DESPOLIMERIZAÇÃO (reação de hidrólise).
Estes dois processos, polimerização e despolimerização, são fundamentais para a célula. Os grupos de átomos que participam nestas reações designam-se por GRUPOS FUNCIONAIS.
 
 
GLÚCIDOS:
Os glúcidos são compostos por carbono, hidrogénio e oxigénio (compostos trenários). A sua função é fornecer energia à célula e constituir a parede celular (plantae e monera).
O monossacarídeo ou ose é a unidade estrutural dos glúcidos, o oligossacárido é constituído por dois a dez monossacarídeos e o polissacarídeo  por mais de dez e pode mesmo ter centenas ou milhares de monómeros na sua constituição.
 
 A fórmula geral dos glúcidos é:  Cn(H2O)nem que n varia de 3 a 7.
As ligações dos monossacarídeos uns aos outros para formarem glúcidos mais complexos designam-se por LIGAÇÕES GLICOSÍDICAS.
 
Glúcidos mais abundantes na célula:
PENTOSES (os mais abundantes)
- Ribose: constitui o RNA
- Desoxirribose: constitui o DNA
HEXOSES (energia)
- Glicose ou glucose (produto da fotossíntese)
- Frutose
- Galactose
 
Exemplo de como podes ver representado as moléculas de glícidos.
Fórmula:   C6(H12O)6

LÍPIDOS:
Os lípidos são também compostos ternários de oxigénio, carbono e hidrogénio mas podem conter o azoto, o enxofre e o fósforo, em lípidos mais complexos. A maioria dos lípidos é constituído por ÁCIDOS GORDOS ligados a uma molécula de GLICEROL, esta ligação chama-se LIGAÇÃO ÉSTER.
São insolúveis na água (formam emulsões) e solúveis noutros lípidos e noutros solventes como o éter e o clorofórmio.
A função é fornecer energia (Ex: triglicéridos), são isoladores térmicos, outros reguladores (hormonas) e outros estruturais (fosfolípidos). Temos então lípidos que fornecem energia, outros estrutura e outros reguladores.
 
Ácidos gordos:
São cadeias lineares de carbono com um grupo terminal de carboxilo (COOH). Dizem-se saturados quando todos os carbonos estão ligados entre si por ligações simples e insaturados quando os carbonos estão ligados com ligações duplas e triplas e polinsaturado quando existe mais que uma dupla ou tripla ligação.
Poli-insaturada
ex: Ácido alfalinolênico
Insaturada
ex: Ácido oleico
Saturada
ex: Ácido esteárico
 
O glicerol:
É um álcool constituído por 3 grupos hidroxilo (HO) que estabelecem ligações ESTÉR com o grupo carboxilo do ácido gordo (liberta-se por cada ligação uma molécula de água). Se o glicerol estabelecer uma ligação com um ácido gordo, chama-se monoglicérido, se for com dois é o diglicérido e com três, triglicérido.
 
 
Há vários tipos de lípidos e que têm funções diferentes.
 
Lípidos estruturais:
Os fosfolípidos, são um dos lípidos estruturais que mais se destacam pela sua importância, constituem a maior parte da membrana celular.
É constituído por um grupo fosfato (ácido fosfórico) ligado ao glicerol que por sua vez se encontra ligado a dois ácidos gordos.
 
 
 
 
Lípidos com função reguladora:
As hormonas femininas (progesterona) e as masculinas (testosterona) que fazem parte de um grupo denominado esteróides, são também lípidos.
 
 
PRÓTIDOS:
Os prótidos são composto quaternários, constituídos essencialmente por Azoto, oxigénio, carbono e hidrogénio. Podem conter magnésio, fósforo, enxofre, ferro e cobre.
A sua função é estrutural (constituem a membrana celular), transportam substâncias (a hemoglobina transporta o oxigénio), constituem as enzimas e os anticorpos que intervém na nossa defesa específica e podem ser reguladoras como é o caso da insulina.
AMINOÁCIDO
Chama-se aminácido porque o monómero é formado por um grupo amina (NH2) e outro ácido, o grupo carboxilo (COOH).
 
A unidade básica (monómero) é o aminoácido e no ser vivo são em número de 20. Os aminoácidos ligam-se através das ligações peptídicas (covalentes) e dão origem a polímeros. Em cada ligação que se estabelece, forma-se uma molécula de água.
representação de um aminoácido
 
 
Da ligação de dois aminoácidos temos um dipeptídeo, mais de dois polipeptídeo e finalmente as proteínas, que são cadeias polipeptídicas. Do tipo de aminoácido, do número e da sequência com que se ligam condiciona a estrutura do prótido e consequentemente a sua função.
As proteínas podem ser constituídas apenas por aminoácido, e chama-se de PROTEÍNAS SIMPLES, mas também podem englobar na sua composição outras moléculas, são as Proteínas conjugadas.

 

Quanto à estrutura podem ser:

PRIMÁRIAS- se forem constituídas por sequencias simples de aminoácidos unidos por ligações petpídicas;
SECUNDÁRIAS- se forem cadeias de aminoácidos enroladas em hélice ou folha com pregas, neste caso as ligações são auxiliadas pelas pontes de hidrogénio entre aminoácidos próximos, mantendo-se a estrutura.
TERCIÁRIA- uma estrutura globular devido ao dobramento da hélice. Isto acontece pela força de atração dos radicais dos aminoácidos que constituem a cadeia.
QUATERNÁRIA- quando existem várias cadeias associadas.
 
ÁCIDOS NUCLEICOS:
Os ácidos nucleicos (DNA e RNA) são responsáveis pela transmissão das caraterísticas de uma célula para outra (quando ocorre a divisão celular) e pelo controle em processos celulares.
A unidade básica dos ácidos nucleicos é um NUCLEÓTIDO (monómero), constituída por: ÁCIDO FOSFÓRICO + PENTOSE (glúcido) + BASE AZOTADA (adenina, timina, citosina, guanina e uracilo).
Ácido desoxirribonucleico - DNA - É formada por duas cadeias polinucleótidicas que se enrolam em hélice.
O P representa o grupo fosfato (ácido fosfórico), o hexágono amarelo a DESOXIRRIBOSE (glúcido), a base Timina de uma cadeia polinucleotídica (cada cadeia é constituída por vários nucléotidos), está ligada à adenosina da outra cadeia, e a guanina ligada à citosina.
 
Ácido ribonucleico - RNA:
Formado por uma estrutura linear. A cadeia polinucleotídica é formada por nucleótidos constituído pelo Ácido fosfórico ligado à Ribose (glúcido) e este às bases (adenosina, timina, citosina e uracilo).
 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário