terça-feira, 16 de novembro de 2010

Fossilização

A fossilização resulta de uma acção combinada de processos físicos, químicos e biológicos. Para que ocorra a fossilização são necessárias algumas condições, como por exemplo o ser ou vestígio do ser, ter de ser de imediato enterrado e ausência de acção bacteriana decompondo os tecidos.Também influenciam na formação dos fósseis o modo de vida do animal e a composição química do seu esqueleto.
Algumas vezes os fósseis não são restos de um ser vivo, mas sim, a marca que eles deixaram na rocha, neste caso chamamo-lhes vestígios. Se uma concha é preenchida e totalmente recoberta por sedimento, vai ficar no material que a preencheu, um molde interno, e no material que a recobriu, um molde externo. São também considerados de vestígios deixados por animais como por exemplo excrementos, marcas de dentadas etc...
Para os paleontólogos, o estudo dos fósseis permite conhecer a flora e fauna existentes na terra há muitos milhares de anos, os modos de vida dos animais, a razão porque se extinguiu determinada espécie e as diferentes épocas em que esses animais habitaram o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário