sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Biodiversidade

A Biodiversidade é a diversidade da natureza viva. Desde 1986, o termo e o conceito têm adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, políticos e cidadãos informados em todo o mundo. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do Século XX.
Pode ser definida como a variedade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Ela pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida. A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados.
Refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, hábitats e ecossistemas formados pelos organismos.
A Biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equitatividade) dessas categorias. E inclui variabilidade ao nível local (alfa diversidade), complementaridade biológica entre habitats (beta diversidade) e variabilidade entre paisagens (gama diversidade). Ela inclui, assim, a totalidade dos recursos vivos, ou biológicos, e dos recursos genéticos, e seus componentes.
A espécie humana depende da Biodiversidade para a sua sobrevivência.
Não há uma definição consensual de Biodiversidade. Uma definição é: "medida da diversidade relativa entre organismos presentes em diferentes ecossistemas". Esta definição inclui diversidade dentro da espécie, entre espécies e diversidade comparativa entre ecossistemas.



biomas
Existem vários tipos de biomas que são: floresta tropical húmida, deserto, floresta temperada de folha caduca, pradaria, savana, chaparral, floresta temperada húmida, taiga, tundra, água doce e marinho.
Floresta Tropical Húmida (por ex. a Amazónia): Nestas florestas a folhagem das árvores é muito densa e a altura média chega aos 30 metros, do modo que no solo existe muita pouca claridade; tornando estes locais húmidos. Na fauna existem: macacos, rãs, répteis, mamíferos, pequenos roedores, etc...
Deserto: O deserto deve ser o bioma com menos vida, mas isso não quer dizer que esteja totalmente “morto”e a composição geológica do deserto baseasse em rochas, areia e solo pobre (por ex. os cactos que são óptimos sobreviventes do deserto); as plantas que aqui se desenvolvem crescem e reproduzem-se em poucos dias. Neste meio habitam: pássaros, répteis, mamíferos e roedores.
Floresta Temperada de folha Caduca:Este tipo de florestas é o que predomina em Portugal, os Verões são muito quentes e os Invernos muito frios e também com muita chuva. Constituída principalmente de solo rico, dá origem a uma grande variedade de plantas; as sementes libertadas que caem no solo formam novas plantas e que também servem de alimento para pássaros e roedores.

pradarial:Neste meio a precipitação é medíocre de maneira que a vegetação é composta por ervas rasteiras e arbustos, porque não há água suficiente para crescerem grandes árvores; neste bioma não há animais de grande porte.
Savana:Mas quando o ambiente já é mais húmido, as ervas são altas e já existem algumas árvores o nome dado a este bioma é de Savana; neste sim já há animais de grande porte (por ex. elefantes, rinocerontes, zebras...).

Chaparral: A temperatura é moderada e encontram-se perto do litoral. Neste meio os incêndios são muito frequentes principalmente durante o Verão.
Este bioma serve de habitat a corujas, insectos, mochos e muitos mais animais.
Floresta Temperada Húmida: Nas florestas Temperadas húmidas as temperaturas muito raramente descem abaixo dos zero graus centígrados.
Este meio serve de abrigo e alimento a muitas espécies de animais entre elas aves carnívoras.
Taiga: Este nome teve origem na Sibéria; os Invernos são longos e frios a chuva não é frequente e quando acontece cai em forma de neve, aqui as temperaturas são sempre negativas.
E os habitantes são entre muitos: veados, garidos, ursos pretos, lobos, raposas, coelhos, lebres...
Tundra: Tundra provem da língua finlandesa, tunturia que significando terra despida de árvores. O ambiente na Tundra é muito parecido com o da Taiga; as temperaturas são baixas e neva com frequência, não crescem muitas árvores é na sua maioria pântanos.
Água Doce: Água Doce está na sua maioria congelada nos pólos Norte e Sul, só 0.1 da água doce está nos rios, ribeiros e lagos; neste bioma habitam muitos peixes, moluscos, mamíferos aquáticos...
Marinho: 75% de toda a totalidade da água existente à face da terra é água salgada e a isto nós chamamos o bioma Marinho. Este meio acolhe caranguejos, anémonas, sardinhas, carapaus, mexilhões, ostras, lapas e muitos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário