terça-feira, 12 de março de 2013

Obtenção de energia


Ingestão, digestão e absorção:

Ingestão - é o processo que leva à introdução dos alimentos no ser vivo.

Digestão - conjunto de processos que levam à simplificação de macromoléculas em micromoléculas por reacções de hidrólise catalisadas pelas enzimas.
Absorção - é a passagem destes nutrientes simples através das membranas celulares, de forma a poderem ser utilizadas no metabolismo celular.
 
Digestão extracelular:
Sistema digestivo completo - Têm duas aberturas ( a boca e o ânus), permitindo assim uma maior eficácia nos processos digestivos.
Sistema digestivo imcompleto - Têm apenas uma abertura por onde entram os alimentos e é o mesmo local por onde sai o que não foi digerido.              

 
 

Sistema digestivo do Homem :
O sistema digestivo do Homem é completo e a digestão exclusivamente extracelular.
 
Tubo digestivo: boca, faringe, esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
 
Órgãos anexos: língua, dentes, glândulas salivares, fígado e pâncreas. 


menbrana e transporte celular


Nutrientes


Água:
É o composto mais abundante, constitui cerca de 70% mas pode atingir nalgumas os 90% da composição das células.
 
A água desempenha um papel fundamental na célula, não apenas ao nível estrutural mas também porque regula as reações bioquímicas, regula a temperatura, intervém em reações de hidrólise, é um excelente solvente (transporta o "alimento" e os produtos de excreção da célula)  e atua no meio de difusão de muitas substâncias.
  

 Macromoléculas orgânicas:
As macromoléculas, como já dissemos são os prótidos, os lípidos, os glúcidos e os ácidos nucleicos. Estas moléculas grandes - POLÍMEROS- são formadas à conta de moléculas mais pequenas os -MONÓMEROS (aminoácido, monossacarídeos, ácidos gordos e glicerol, e os nucleótidos).
Os monómeros ligam-se uns aos outros originando cadeias para formar os polímeros, este processo chama-se POLIMERIZAÇÃO (reação de condensação). Um monómero liga-se a outro e liberta-se uma molécula e água.
Quando há a separação de um monómero de outro dá-se o processo inverso a DESPOLIMERIZAÇÃO (reação de hidrólise).
Estes dois processos, polimerização e despolimerização, são fundamentais para a célula. Os grupos de átomos que participam nestas reações designam-se por GRUPOS FUNCIONAIS.
 
 
GLÚCIDOS:
Os glúcidos são compostos por carbono, hidrogénio e oxigénio (compostos trenários). A sua função é fornecer energia à célula e constituir a parede celular (plantae e monera).
O monossacarídeo ou ose é a unidade estrutural dos glúcidos, o oligossacárido é constituído por dois a dez monossacarídeos e o polissacarídeo  por mais de dez e pode mesmo ter centenas ou milhares de monómeros na sua constituição.
 
 A fórmula geral dos glúcidos é:  Cn(H2O)nem que n varia de 3 a 7.
As ligações dos monossacarídeos uns aos outros para formarem glúcidos mais complexos designam-se por LIGAÇÕES GLICOSÍDICAS.
 
Glúcidos mais abundantes na célula:
PENTOSES (os mais abundantes)
- Ribose: constitui o RNA
- Desoxirribose: constitui o DNA
HEXOSES (energia)
- Glicose ou glucose (produto da fotossíntese)
- Frutose
- Galactose
 
Exemplo de como podes ver representado as moléculas de glícidos.
Fórmula:   C6(H12O)6

LÍPIDOS:
Os lípidos são também compostos ternários de oxigénio, carbono e hidrogénio mas podem conter o azoto, o enxofre e o fósforo, em lípidos mais complexos. A maioria dos lípidos é constituído por ÁCIDOS GORDOS ligados a uma molécula de GLICEROL, esta ligação chama-se LIGAÇÃO ÉSTER.
São insolúveis na água (formam emulsões) e solúveis noutros lípidos e noutros solventes como o éter e o clorofórmio.
A função é fornecer energia (Ex: triglicéridos), são isoladores térmicos, outros reguladores (hormonas) e outros estruturais (fosfolípidos). Temos então lípidos que fornecem energia, outros estrutura e outros reguladores.
 
Ácidos gordos:
São cadeias lineares de carbono com um grupo terminal de carboxilo (COOH). Dizem-se saturados quando todos os carbonos estão ligados entre si por ligações simples e insaturados quando os carbonos estão ligados com ligações duplas e triplas e polinsaturado quando existe mais que uma dupla ou tripla ligação.
Poli-insaturada
ex: Ácido alfalinolênico
Insaturada
ex: Ácido oleico
Saturada
ex: Ácido esteárico
 
O glicerol:
É um álcool constituído por 3 grupos hidroxilo (HO) que estabelecem ligações ESTÉR com o grupo carboxilo do ácido gordo (liberta-se por cada ligação uma molécula de água). Se o glicerol estabelecer uma ligação com um ácido gordo, chama-se monoglicérido, se for com dois é o diglicérido e com três, triglicérido.
 
 
Há vários tipos de lípidos e que têm funções diferentes.
 
Lípidos estruturais:
Os fosfolípidos, são um dos lípidos estruturais que mais se destacam pela sua importância, constituem a maior parte da membrana celular.
É constituído por um grupo fosfato (ácido fosfórico) ligado ao glicerol que por sua vez se encontra ligado a dois ácidos gordos.
 
 
 
 
Lípidos com função reguladora:
As hormonas femininas (progesterona) e as masculinas (testosterona) que fazem parte de um grupo denominado esteróides, são também lípidos.
 
 
PRÓTIDOS:
Os prótidos são composto quaternários, constituídos essencialmente por Azoto, oxigénio, carbono e hidrogénio. Podem conter magnésio, fósforo, enxofre, ferro e cobre.
A sua função é estrutural (constituem a membrana celular), transportam substâncias (a hemoglobina transporta o oxigénio), constituem as enzimas e os anticorpos que intervém na nossa defesa específica e podem ser reguladoras como é o caso da insulina.
AMINOÁCIDO
Chama-se aminácido porque o monómero é formado por um grupo amina (NH2) e outro ácido, o grupo carboxilo (COOH).
 
A unidade básica (monómero) é o aminoácido e no ser vivo são em número de 20. Os aminoácidos ligam-se através das ligações peptídicas (covalentes) e dão origem a polímeros. Em cada ligação que se estabelece, forma-se uma molécula de água.
representação de um aminoácido
 
 
Da ligação de dois aminoácidos temos um dipeptídeo, mais de dois polipeptídeo e finalmente as proteínas, que são cadeias polipeptídicas. Do tipo de aminoácido, do número e da sequência com que se ligam condiciona a estrutura do prótido e consequentemente a sua função.
As proteínas podem ser constituídas apenas por aminoácido, e chama-se de PROTEÍNAS SIMPLES, mas também podem englobar na sua composição outras moléculas, são as Proteínas conjugadas.

 

Quanto à estrutura podem ser:

PRIMÁRIAS- se forem constituídas por sequencias simples de aminoácidos unidos por ligações petpídicas;
SECUNDÁRIAS- se forem cadeias de aminoácidos enroladas em hélice ou folha com pregas, neste caso as ligações são auxiliadas pelas pontes de hidrogénio entre aminoácidos próximos, mantendo-se a estrutura.
TERCIÁRIA- uma estrutura globular devido ao dobramento da hélice. Isto acontece pela força de atração dos radicais dos aminoácidos que constituem a cadeia.
QUATERNÁRIA- quando existem várias cadeias associadas.
 
ÁCIDOS NUCLEICOS:
Os ácidos nucleicos (DNA e RNA) são responsáveis pela transmissão das caraterísticas de uma célula para outra (quando ocorre a divisão celular) e pelo controle em processos celulares.
A unidade básica dos ácidos nucleicos é um NUCLEÓTIDO (monómero), constituída por: ÁCIDO FOSFÓRICO + PENTOSE (glúcido) + BASE AZOTADA (adenina, timina, citosina, guanina e uracilo).
Ácido desoxirribonucleico - DNA - É formada por duas cadeias polinucleótidicas que se enrolam em hélice.
O P representa o grupo fosfato (ácido fosfórico), o hexágono amarelo a DESOXIRRIBOSE (glúcido), a base Timina de uma cadeia polinucleotídica (cada cadeia é constituída por vários nucléotidos), está ligada à adenosina da outra cadeia, e a guanina ligada à citosina.
 
Ácido ribonucleico - RNA:
Formado por uma estrutura linear. A cadeia polinucleotídica é formada por nucleótidos constituído pelo Ácido fosfórico ligado à Ribose (glúcido) e este às bases (adenosina, timina, citosina e uracilo).
 
 





Células



células procarióticas - Não possuem organelos envolvidos por menbranas, o núcleo está espalhado pelo citoplasma, não tem menbrana núclear (nucleóide) e é o local onde se encontra o material genético (DNA). Os seres dizem-se procariontes e as células procarióticas.

Células eucarióticas - O núcleo está envolvido por uma membrana núclear e contém o material genético e também por organelos constituídos por menbranas. Os seres dizem-se eucariontes e as células eucarióticas.


As células são constituídas por vários organitos/organelos:
































Biodiversidade

A vida apareceu na Terra há cerca de 3 500 milhões de anos. No inicio os seres eram simples e ao longo do tempo têm aparecido formas cada vez mais complexas. Houve uma grande evolução de seres unicelulares para multicelulares, de reprodução assexuada para sexuada, e hoje, todos coabitam originando uma grande diversidade.

Podemos agrupar os seres vivos em 6 reinos (critérios de whittaker, 1079):
Monera- célula procariota, são unicelulares, alimentação autotrófica, são produtores e decompositores.
Protista- célula eucariota, são uni e pluricelulares, alimentação auto e heterotrófica, são produtores e micro e macroconsumidores.
Fungi- célula eucariota, são uni e pluricelulares, alimentação heterotrófica e são microconsumidores.
Vegetal- célula eucariota, são pluricelulares, têm alimentação autotrófica e são produtores.
Animal- célula eucarota, são pluricelulares, têm alimentação heterotrófica e são macroconsumidores.



Conceitos:
Célula - unidade básica da vida, composta por organitos celulares;
 
Tecido- conjunto de células que trabalham coordenadamente para o mesmo fim
 
Órgão- Formado por tecidos que trabalham coordenadamente para o mesmo fim
 
Sistema- Conjunto de órgãos que trabalham coordenadamente para o mesmo fim
 
Organismo- É composto pelo conjunto de sistemas que trabalham coordenadamente para o manter vivo e que tem individualidade em relação ao meio externo.
 
População- Conjunto de seres da mesma espécie que habita num determinado local.
 
Comunidade- Conjunto de seres de espécies diferentes que habitam num mesmo local.
 
Ecossistema- Conjunto de relações que se estabelece entre os factores bióticos e abióticos de um determinado local.
      
Factores bióticos- são as relações entre seres vivos da mesma espécie e seres vivos de espécies diferentes (populações e comunidades). Numa cadeia alimentar os seres vivos desempenham uma das funções: ou são produtores, consumidores ou decompositores ( também designados por microconsumidores).
        
Factores abióticos - são os factores relacionados com o meio ambiente: temperatura, humidade, tipo de solo e luminosidade.
Biosfera- Conjunto de todos os seres vivos que habitam a Terra e dos locais que habitam.

segunda-feira, 11 de março de 2013

vulcanologia, sismologia e estrutura da terra

Vulcões

A estrutura do vulcão é constituída por:


- Câmara magmática- reservatório de magma na litosfera.

-Chaminé vulcânica - Conduta tubular, no vulcanismo central e em fenda no vulcanismo fissural, que trás o magma que se transforma em lava por perda de temperatura e de gases, para a superfície.

-Cratera vulcânica - Local por onde os materiais vulcânicos saem à superfície, que no caso do vulcanismo central tem forma circular e no fissural de fenda.

-Cone vulcânico - estrutura que resulta da acumulação dos materiais de várias erupções. No vulcanismo do tipo central é comum ter forma cónica mas nem sempre é assim.

Caldeiras vulcânicas - Após a uma grande erupção, a projecção dos materiais vulcânicos a chaminé fica vazia e dá-se o colapso da cratera, originado uma depressão de grandes dimensões, podem encher de águas da chuva.

Agulha vulcânica ou domo- resultam de acumulação de lava muito viscosa que entope a cratera, são estruturas frágeis que desaparecem quando o gás acumulado por baixo da agulha sai e a faz "explodir". Nesta altura pode formar uma nuvem ardente que é o aspecto mais destruidor de uma atividade vulcânica. São formadas por gases e partículas de lava minúsculas e são projetadas a altas velocidade e temperaturas.


Tipos de lava:
Lavas ácidas- grande teor de sílica;
lavas intermédias- teor de sílica médio;
Lavas básicas- pouco teor de sílica.

Percentagem de sílica:
Ácidas- 70% (800º a 1000º C- temperatura baixa);
Intermédias- 50 a 70% (temperatura média);
Básicas- 45 a 50% (1100º a 1200ºC- temperatura elevada).

Vulcanismo secundário:
 -fumarolas quentes (água no estado gasoso);
 -Sulfaratas (água e enxofre no estado gasoso);
 -geiseres (água no estado líquido);                              
 -Nascentes termais (água e sais minerais).


Materiais vulcânicos por ordem de arrefecimento:
Vidro vulcânico, agulha vulcânica, lava escoriácia, lava em almofada e lava encordoada.


Sismos

Teoria do ressalto elástico:
Teoria proposta por Henry Reid em 1911. Diz que quando o material rochoso fica sujeito a um nível de tensão que ultrapassa o seu limite elástico, dá-se a deformação das rochas.

Locais sísmicos:
Epicentro- É onde o sismo é sentido com maior intensidade;
Hipocentro- Foco sísmico/origem do sismo.

Origem dos sismos:
- vulcanismo;
- colapso de estruturas geológicas;
- Homem (sísmicidade induzida).

Classificação dos sismos relativamente à profundidade:
Superfíciais (menos de 70 Km);
Intermédios (entre os 70 e os 300 Km);
Profundos (maior de 300 Km).

Terramoto:
Sismo cujo epicentro ocorre em crosta continental.

Maremoto:
Sismo cujo epicentro se dá em crosta oceânica.

Tsunami:
É quando se formam ondas no maremoto.

Tipos de ondas:
Ondas P (primárias);
ondas S (secundárias);
ondas L (lowe/love) e reyleight.


                             
                                                     
 

Sismógrafo:
Aparelho que mede os sismos.

Sismograma:
Registo de sismos no sismógrafo.

Intensidade:
Grau de destruição provocado pelo sismo.
Escala de Mercalli - I a XII - numeração romana.

Magnitude:
Energia libertada através de ondas sísmicas por um sismo.
Escala de Richter - 0 a 9 - numeração árabe.

 
Estrutura da Terra

Modelo Clássico (Propriedades Químicas):

Camadas:
Crosta - 7 % da massa;
Manto - 82 % da massa;
Núcleo - 17 % da massa.

Medidas  das camadas:
Crosta continental- 0-70 Km;
Crosta oceânica- 0-12 Km;
Manto superior- 30 a 700 Km;
Manto inferior- 700 a 2900 Km;
Núcleo externo- 2900 a 5150 Km;
Núcleo interno- 5150 a 6371 Km.

Descontinuidades:
Mohorovicic - 30 Km;
Gutenberg - 2900 Km;
Lehman - 5150 Km.

Zona de sombra:
Não existe qualquer registo nos sismógrafos nesta zona. Ou seja, é uma certa distâsncia do hipocentro em que as ondas "p" não se sentem.


Modelo Clássico (Propriedades Químicas):

Camadas:
Litosfera - 0 a 100 Km (zona rígida);
Astenosfera - 100 a 350 Km (comportamento plástico);
Mesosfera - 350 a 2900 Km ( zona rígida);
Endosfera - 2900 a 6371 Km ( N. E. - zona líquida, N. I. - Zona rígida).

                             N.E.- núcle externo                  N. I.- núcleo interno