quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Tipo e ambiente de formação das rochas

Rochas sedimentares-As rochas sedimentares têm três fases:a erosão, o transporte e pela sedimentação.O ambiente de formação é de Pressão baixa e temperatura baixa.
Rochas metamórficas-As rochas metamórficas formam-se apartir de outras rochas sem que haja alteração do estado físico dos materiais, pela acção isolada ou conjunto de vários factores.O ambiente de formação é de Pressão média e temperatura média.
Rochas magmáticas-As rochas magmáticas tal como o nome indica provém do magma.As primeiras designam-se por rochas vulcânicas e as segundas designam-se por rochas plutónicas.O ambiente de formação é de pressão e temperatura alta nas plutónicas e pressão baixa e temperatura alta nas vulcânicas.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A textura

Nós Chamamos Textura de uma rocha magmática, ao aspecto que as rochas têm à vista desarmada. Assim temos três tipos de texturas de rochas:
Textura holocristalina - É quando a rocha está toda cristalizada, por isso neste caso nós conseguimos identificar os minerais presentes na rocha.
Textura hemicristalina- É quando a rocha está parcialmente cristalizada, por isso neste caso nós identificamos um ou outro mineral disperso numa massa aparentemente vítrea.
Textura vítrea - É quando nós não identificamos nenhum mineral.