quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Sistema cardio-respiratório


O aparelho respiratório é constituído pelas vias respiratórias (fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares), pulmões (direito e esquerdo, o primeiro é constituído por 3 lóbulos e o esquerdo por 2 lóbulos) e orgãos que auxiliam os movimentos respiratórios (diafragma, músculos intercostais e costelas).

Fossas nasais- são 2 orifícios que se localizam na base do nariz (narinas) e estão revestidas por uma mucose que contém pêlos.

Faringe- orifício que faz a transição entre o aparelho respiratório e o digestivo através da epiglote.

Laringe- órgão que se localiza entre a faringe e a traqueia e que contém as cordas vocais, que vibram com a passagem do ar originando o som.

Traqueia- é um tubo com cerca de 10 a 12cm de comprimento por 1,5cm de diâmetro e que se localiza na parte central da cavidade torácica .

Brônquios- a traqueia bifurca-se em dois tubos menores, os brônquios, que levam o ar aos pulmões.

Bronquíolos- são ramificações dos brônquios dentro dos pulmões.

Alvéolos pulmonares-são pequenos sacos constituídos por apenas uma camada de células para permitir a Hematose Pulmonar.

Pleura- é uma membrana lisa que permite que os pulmões movam-se suavemente durante cada movimento respiratório.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Sistema Cardiovascular

O coração tem:
3 camadas - Miocardio, pericárdio e endocárdio.
Septo - Divide o coração em duas partes (divide ao meio).
4 cavidades - superiores (auricula esquerda e direita) e inferiores (ventriculo esquerdo e direito).
2 válvulas auriculo-ventriculares - direita (tricúspide) e esquerda (bicúspide).
2 válvulas semilunares - direita (pulmunar) e esquerda (aórtica).
2 veias - direita (cava superior e inferior) e esquerda (pulmunar).
2 artérias - esquerda (aorta) e direita (pulmunar).
Tipos de sangue - direito (venoso) e esquerdo (arterial).

Linfas

Existe dois tipos de linfa:

Linfa circulante - Está localizada nos vasos linfáticos.

Linfa intesticial - Está localizada nas células linfáticas.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Constituintes do sangue

O plasma (55% do sangue) é constituido por: água (90%) e substâncias dissolvidas (10%). E as células sanguíneas (45% do sangue) são constituidas por: leucócitos, Hemácias e trombócitos.
Leucócitos - Têm como função a defesa do organismo, tem forma irregular, dura cerca de uma semana, tem origem na medula vermelha dos ossos e tem como propriedades a diapedese, a fagocitose e a produção de anti-corpos.

Hemácias - Têm como função transportar O2 e CO2, têm forma de discos bicôncavos, dura cerca de 120 dias, tem origem na medula vermelha dos ossos e tem como propriedades o ferro(oxi-hemoglobina e carbo-hemoglobina).
Trombócitos - Têm como função ajudar na coagulação do sangue, tem forma irregular e são fragmentos de células, dura cerca de uma semana e tem origem na medula vermelha dos ossos.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Saúde

Conceito atual de saúde- "Na situação de completo bem-estar fisico,mental e social e não apenas na auxência de emfermidades."

Fatores que influenciem a saúde- fatores individuais(idade, sexo, genético e comportamentos) e fatores ambientais, socioculturais e económicos.

Indicadores que avaliam o estado das populações- esperança média de vida, taxa de mortalidade infantil, taxa de doenças infecto-contagiosas, taxa de obesidade e de doenças cardiovasculares.

Prevenções da saúde- prevenção primária(ex.:vacinas), secudária(ex.:rastreios) e terciária(ex.:fisioterapia)

Sucessão Ecológica

Quando surge uma nova região, ainda não habitada,nela se vão instalando gradualmente, uma sucessão de espécies que estabelecem condições para o desenvolvimento de uma nova comunidade.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Seres autotróficos e heteretróficos

Seres autotróficos: São seres que produzema sua própia matéria. São os produtores.

Seres heterotróficos: São seres que necessitam de outros seres para se alimentarem.São os consumidores e os decompositores.

Consumidores, Produtores e Decompositores

Consumidores: Transformam a matéria orgânica em orgânica.
Produtores:Produzem a matéria orgânica a partir de matéria inorgânica.
Decompositores:Transformam a matéria orgânica em inorgânica.

Teias e Cadeias Alimentares

Cadeia alimentar: É uma sequência de seres vivos na qual uns comem aqueles que os antecedem na cadeia, antes de serem comidos por aqueles que os seguem. A cadeia mostra a transferência de matéria e energia por meio de uma série de organismos.
Teia alimentar: É um conjunto de várias cadeias alimentares que se interligam por um dos seres.

domingo, 29 de maio de 2011

Caos de Blocos

O caos de blocos é uma paisagem característica do granito.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Caldeira Vulcânica

caldeira vulcânica- É quando o vulcão deixa de entrar em erupção e a sua caractera entra em colapso, com sucessão de várias estações da chuva a caractera enche de água e forma a caldeira. A caldeira é particularmente perigosa quando com o excesso de peso de água a estrutura vulcânica entra em colapso, ou quando o vulcão entra em actividade e expela com muita violência a água retida na caldeira.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

fumarolas, géiseres e termas

Fumarolas-emissões de vapor de água a altas temperaturas.
Sulfataras-emissões de vapores de água e de enxofre.
Mofetas-emissões de vapores de água e de dioxido carbono.
Géiseres-são jactos de água intermitentes a altas temperaturas.
Nascentes termais-nascentes de água quente.

ilhas Vulcânicas

As ilhas vulcânicas são relevos resultantes da acumulação de pillow-lavas nas várias erupções da parte do vulcânismo submarino e do material dos vários tipos de vulcânismo que são: Peleano, estromboliano, havaiano e vulcâniano mas só quando o vulcão passa a ser do tipo aério.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Ciclo das rochas


As rochas, uma vez expostas à atmosfera e expostas à biosfera passam a sofrer a acção do agentes erosivos, através de várias reacções químicas e reacções físicas, como as variação diária e sazonal de temperatura, entre outras. Os agentes erosivos fazem com que as rochas percam sua coesão, sendo erodidas, transportadas e depositadas em depressões onde, após a diagénese, passam a constituir as rochas sedimentares.
A cadeia de processos de formação de rochas sedimentares pode actuar sobre qualquer rocha (magmática, metamórfica e sedimentar) exposta à superfície terrestre.
Devido à deriva dos continentes, e outros movimentos de modelação do relevo (dobras e falhas) as rochas podem ser levadas a ambientes muito diferentes daqueles onde elas se formaram. Qualquer tipo de rocha (magmática , sedimentar e metamórfica) que sofra a acção de, por exemplo, altas pressões e temperaturas, sofre as transformações mineralógicas e texturais, tornando-se uma rocha metamórfica.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Tipo e ambiente de formação das rochas

Rochas sedimentares-As rochas sedimentares têm três fases:a erosão, o transporte e pela sedimentação.O ambiente de formação é de Pressão baixa e temperatura baixa.
Rochas metamórficas-As rochas metamórficas formam-se apartir de outras rochas sem que haja alteração do estado físico dos materiais, pela acção isolada ou conjunto de vários factores.O ambiente de formação é de Pressão média e temperatura média.
Rochas magmáticas-As rochas magmáticas tal como o nome indica provém do magma.As primeiras designam-se por rochas vulcânicas e as segundas designam-se por rochas plutónicas.O ambiente de formação é de pressão e temperatura alta nas plutónicas e pressão baixa e temperatura alta nas vulcânicas.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A textura

Nós Chamamos Textura de uma rocha magmática, ao aspecto que as rochas têm à vista desarmada. Assim temos três tipos de texturas de rochas:
Textura holocristalina - É quando a rocha está toda cristalizada, por isso neste caso nós conseguimos identificar os minerais presentes na rocha.
Textura hemicristalina- É quando a rocha está parcialmente cristalizada, por isso neste caso nós identificamos um ou outro mineral disperso numa massa aparentemente vítrea.
Textura vítrea - É quando nós não identificamos nenhum mineral.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Propriedades dos Minerais

Mineral-Associação natural de elementos químicos, dispostos numa rede cristalina bem defenida.
Cor-É a cor que o mineral apresenta à vista desarmada. pode não corresponder à verdadeira cor do mineral.
Risca-É a verdadeira cor do mineral, corresponde à cor do mineral reduzido a pó. Na prática utiliza-se a porcelana, a cor que o mineral deixar na porcelana é a verdadeira cor do mineral.
Brilho-pode ser:Baço(sem brilho), vítreo, nacarado, sedoso, gorduroso, metálico e adamantino.
Clivagem-É a propriedade que alguns minerais apresentam de se poderem separar(partir) por superfícies planas.
Dureza-Existem duas formas de medir a dureza dos minerais: Escala práctica de dureza e escalaa de mohs.
Diafaniedade-É a propriedade que os minerais têm de se deixarem atravessarem, ou não , pela luz e podem ser de três tipos: opacos(não deixam passar a luz), translúcidos(deixam passar alguma luz) e transparentes(deixam passar toda a luz).
Densidade-É uma relação entre peso e volume. Na práctica pega-se no mineral de densidade conhecida que seja mais ou menos do mesmo tamanho que o mineral que pretendemos determinar e sentimos qual é o mais pesado.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A rocha e o mineral


Uma rocha é: uma associação natural de um ou mais minerais.
Um mineral é: Associação natural de elementos Químicos, dispostos numa rede crestalina bem defenida.
O granizo é constituído por quartzo e feldspato mas também pode ser constituído ou não por biotite.