sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Aparecimento da vida na terra

A terra teve sete fases na sua vida:

-Durante os primeiros milhões de anos a Terra esteve a arrefecer, dando origem à crosta.

-Seguiu-se um período de intenso vulcanismo. Os gases libertados pelos vulcões deram origem à atmosfera primativa.

-O vapor de água, existente na atmosfera primitiva, condensou e choveu, choveu, choveu...dando origem às primeiras poças. Estas poças estavam eriquecidas em elementos químicos(caldo primitivo).

-O carbono, ozoto, hidrogéneo e oxigénio vieram dar origem às primeiras proteínas que se agrupam, originando os coacervados.

-Com as descargas eléctricas, provenientes das tempestadas e chuvas itensas, aparentemente os coacervados vieram originar os primeiros seres vivos, semelhantes às cianobactérias actuais.

-Estes seres faziam a fotosíntese. Libertaram oxigénio para a atmosfera. Foi assim que a atmosfera actual ficou enriquecida em oxigéneo.


Tipos de fossilização

Incrustação – Ocorre quando substâncias trazidas pelas águas que se infiltram no subsolo e se depositam em torno do animal ou planta, revestindo-o, como por exemplo acontece em animais que morreram no interior de cavernas. Os materiais mais comuns são calcite, pirite, limonite e sílica.
Mineralização – Ocorre quando substâncias minerais são depositadas em cavidades existentes em ossos e troncos. É assim que se forma a madeira petrificada.
Recristalização - Ocorre quando se dá um rearranjo da estrutura cristalina de um mineral, dando-lhe mais estabilidade, como por exemplo a transformação de aragonite em calcite.
Carbonificação- ocorre quando há perda de substâncias voláteis restando uma película de carbono. É mais frequente nos restos de seres vivos contendo quitina, celulose ou queratina.
Mumificação - ocorre quando o ser vivo ficou aprisionado em âmbar ou em gelo. É o mais raro de todos os tipos de fossilização, mas devido ao âmbar (resina) e ao gelo, o ser vivo conserva as suas partes moles, dando-nos informações preciosas à cerca do ser vivo.
Moldagem - Processo mais vulgar, resulta do preenchimento interno das partes duras do ser vivo por sedimentos, ou da moldagem da parte externa das partes duras do ser vivo.
(Para se ter a noção real do ser vivo é necessário ter o molde e o contramolde).

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Fossilização

A fossilização resulta de uma acção combinada de processos físicos, químicos e biológicos. Para que ocorra a fossilização são necessárias algumas condições, como por exemplo o ser ou vestígio do ser, ter de ser de imediato enterrado e ausência de acção bacteriana decompondo os tecidos.Também influenciam na formação dos fósseis o modo de vida do animal e a composição química do seu esqueleto.
Algumas vezes os fósseis não são restos de um ser vivo, mas sim, a marca que eles deixaram na rocha, neste caso chamamo-lhes vestígios. Se uma concha é preenchida e totalmente recoberta por sedimento, vai ficar no material que a preencheu, um molde interno, e no material que a recobriu, um molde externo. São também considerados de vestígios deixados por animais como por exemplo excrementos, marcas de dentadas etc...
Para os paleontólogos, o estudo dos fósseis permite conhecer a flora e fauna existentes na terra há muitos milhares de anos, os modos de vida dos animais, a razão porque se extinguiu determinada espécie e as diferentes épocas em que esses animais habitaram o planeta.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

As placas téctónicas

Existem 7 principais placas tectónicas:placa africana, placa antártida, placa australiana, placa euroasiática, placa pacífico, placa norte-americana e placa sul-americana.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

fundos oceânicos

plataforma continental: zona pouco inclinada com cerca de 2 km de extensão e 200 metros de profundidade.Faz parte da crosta continental e é onde vivem a maioria das espécies marinhas.
talude continental: zona muito adrupta, limite da crosta continental, vai dos 150 metros aos 4 km de profundidade.
Planície abissal: Zona plana que constitui cerca de dois terços da crosta oceânica.
Dorsal médio-oceânica: Grandes cadeias montanhosas localizadas sensivelmente a meio da crosta oceânica. Formadas a partir do rifte, por acumulação de lava. O único local à superfície onde aflora a Dorsal é na Islândia.
Rifte:
Vale localizado entre as dorsais, corresponde ao vulcanismo do tipo fissural. Zona responsável pela formação de nova crosta oceânica.
Fossa Oceânica: Localiza-se nos limites das placas litosféricas oceânica e continental . Zona responsável pela destruição da crosta oceânica.